quarta-feira, 13 de junho de 2012

Portfólio Virtual


Pedagogia

Psicologia da Aprendizagem



 Trabalho elaborado por: Nilza, Eliziana, Fran, Stella, Charlene e Glória do curso de Pedagogia do ano de 2012 na faculdade Anhanguera - Rio Claro - SP.
Este trabalho não poderá ser clonado!


Apresentação


Esta é uma Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para a conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, cujo nome do trabalho é “Portfólio virtual” que tem como objetivo o levantamento de vários pontos na educação que tem ajudado e influenciado de diferentes maneiras o desenvolvimento humano.
Neste Portfólio contem textos referentes às Teorias de Aprendizagem, Jogos interativos e Fatores que interferem no Desenvolvimento do ser Humano, junto com significações e exemplos dentro dos parâmetros educacionais.
A psicologia tem moldado e ajudado na relação professor aluno e vem trazendo grande resultado na educação e na formação do cidadão autônomo, sendo assim este trabalho traz algumas citações de como a psicologia tem trabalhado dentro dos ares escolares.
Os textos apresentam teorias e seus significados focando o assunto no processo do desenvolvimento humano e os fatores que mais o influenciam. Aborda também as contribuições que os jogos interativos têm trazido para a educação e o quanto isto tem mudado a visão do aluno quanto à escola diminuindo aquele ar de não poder brincar e nem interagir junto com o professor e os outros alunos dentro ou fora da sala de aula.

Contribuições da Psicologia para a Educação.

De acordo com a história e diante dos estudos citados por Platão, Sócrates e Aristóteles a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A Psicologia contribui para a educação nos auxiliando na reflexão sobre a pratica pedagógica onde a escola deve ter a consciência que seu papel é atender o individuo promovendo um desenvolvimento global, ondeo educador tem que esta sempre mediando seus alunos para que o mesmo se desenvolva em seu meio social buscando também trabalhar no sentido de diagnosticar o que a criança já sabe através de diversas observações e a partir daí promover situações que irão de encontro com as necessidades de desenvolvimento da criança.A sua contribuição no campo educacional, é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas onde ocupa um papel de fundamental importância que tende a intensificar-se cada vez mais.
Quando a psicologia é inserida no espaço educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorre no dia-a-dia da escola, proporcionando uma reflexão conjunta que possibilitem o levantamento de estratégias para que venha diminuir as dificuldades enfrentadas na educação.
A psicologia também busca mostrar como, através da interação entre o professor e o aluno, é possível a aquisição do saber e da cultura, por tanto o papel do professor nesse processo, é fundamental, pois, ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor e alunos, que levam à apropriação do conhecimento. Nesse sentido se os educadores souberem através da psicologia como se dá o desenvolvimento da criança, poderá adequar espaço, tempo e conceitos para alcançar este desenvolvimento.




Significados e empregabilidade das teorias nos diversos contextos estudados.

No livro “Psicologia da Aprendizagem” vemos queatravés do uso de diferentes teorias que o educador tem a capacidade de assimilar e ampliar seus conceitos ao criar novas maneiras de transmitir o conhecimento aos alunos.
Algumas teorias são mais rígidas e exigem o esforço e resultado somente dos alunos, já as mais modernas, ou seja, usadas nos tempos de hoje, tem um papel maternal do professor com o aluno, onde o mesmo aproxima-se do aluno e o deixa sentir se mais a vontade para se expressar diante das diferentes situações vividas dentro da sala de aula.
Como é muito importante o estudo do desenvolvimento humano, algumas teorias como a de Jean Piaget, estudam as diferentes fases que o ser humano passa do nascer até o final da vida nos dando visão de como tratar o individuo durante toda vida, esta concepção nos ajuda a se preparar como educador para aproveitar o máximo possível do individuo.
Segundo Lev Vygotsky a criança aprende com o que os adultos demonstram em seu dia a dia, então a preocupação vem de transmitir maneiras e valores morais socialmente aceitáveis para que a criança não crie duvidas e contradições na construção de seus próprios valores, onde estes estudos podem oferecer demonstrações de estímulos adequados para que o indivíduo possa adquirir um maior desenvolvimento, ou seja, com suas características o educador pode desenvolver formas claras de transmitir o conhecimento para a criança sem atrapalhar o desenvolvimento natural da mesma.
De acordo com Bock, Furtado e Teixeira ao analisar estas teorias podemos dizer que elas estão divididas em duas categorias: teorias que definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais como forças propulsoras da aprendizagem e teorias que definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano da organização interna do conhecimento.
Estas teorias são muito usadas para a preparação e possíveis mudanças no tratamento do ser humano e nas interpretações de suas experiências, são utilizadas também para a preparação do educador tanto em sala de aula como também em seu cotidiano pelo fato de vivermos em uma comunidade com diferentes culturas.


Teorias de Aprendizagem.

Teorias
Psicologia
Aspectos Conceituais
Contribuições para o âmbito educacional
Teoria verbal significativa
Os aspectos conceituais têm como objetivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições, onde a mesma é constituída de dois ou mais termos unidos por palavras para formar uma construção autônoma de significados que permitem descobrir as concepções ou interpretações não aceitas de um conceito.
São considerados instrumentos úteis para negociar significados, já que os alunos sempre trazem alguma coisa deles mesmos para a negociação, não são como uma tabua rasa ou recipiente vazio que o professor deve preencher.
Teoria genética da aprendizagem
O estudo mostra que do desenvolvimento humano constitui uma área de conhecimento da Psicologia cujas proposições concentram se em compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases deste o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.
Tal busca pela compreensão tem culminado na elaboração de varias teorias que procuram reconstituir diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção de representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.
Teoria socio cultural.
Esta teoria concentra se na relação entre a interação social do individuo junto ao seu desenvolvimento cognitivo, já que o conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos.
A interação dos indivíduos, medida pela cultura pode levar o individuo a usar técnicas e conceitos aprendidos durante o esforço colaborativo para resolver situações de forma independente.
Teoria da Aprendizagem colaborativa
Esta representa uma resposta teórica e metodológica proporcionando uma forma de ensinar e aprender que supera o paradigma tradicional de ensino, pois, engloba os sujeitos na transformação social.
O aluno é um elemento ativo na construção e desenvolvimento do seu percurso individual, contudo, o contexto educativo deve criar situações para que este se desenvolva autonomamente.

Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos.

Um dos fatores que interferem no desenvolvimento é a hereditariedade que cada indivíduo carrega consigo uma carga genética que estabelece o potencial de cada um, está carga pode ou não se desenvolver já que a inteligência está relacionada com aspectos genéticos.A influência do meio que o individuo convive tambémonde ele assimila suas influencias e estímulos ambientais que irão alterar seus padrões de comportamento, levando a inteligência a se desenvolver mais ou menos do que esperado.
O crescimento orgânico também é importante e tem grande influencia no desenvolvimento, pois passando pelos processos naturais de descobertas de seu corpo, o ser humano exercita a inteligência ligando aspectos cognitivos.É durante o crescimento orgânico que se obtém a maturação neurológica que determina o padrão de comportamento.
O ser humano se desenvolve neurologicamente ao longo da vida, o ser humano depende desta maturação que depende dos fatores citados acima.
Uma criança muito estimulada em seu meio pode se desenvolver mais rapidamente que outras. Por exemplo, se estimulada verbalmente pode ter em sua infância um vocabulário mais vasto que outras crianças, mas não ter boa habilidade motora ou ao contrario também pode acontecer, criança estimulada em suas atividades motoras pode não ter boa habilidade verbal. Tudo depende do estimulo dado à criança.
Estes fatores são importantes influencia ao desenvolvimento humano, mas temos que lembrar que cada indivíduo é único em todos estes processos e que sempre iremos nos deparar com diferentes situações e ações de cada ser, Jean Piaget mostra isto ao dividir os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamentoreferentes ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, esta teoria explica e comprova que cada etapa do ser humano é caracterizada por diferentes ações e resultados.

Principais contribuições do jogo para a educação.

Diante da sociedade vivida hoje a escola e os pais muitas vezes limitam a criança no ato de brincar e ser espontâneo sem levar em consideração que a liberdade e estimulo ao brincar é muito importante para o desenvolvimento saudável, físico e mental da criança, já que ela tem somente sua infância para brincar sem ter que se preocupar com os problemas que futuramente irão surgir naturalmente em suas vidas.
Muitas das crianças tem na escola sua única chance de se tornar alguém auto desenvolvido na sociedade já que muitos não possuem condições, oportunidades ou até mesmo estimulo dos pais para seguirem o caminho da educação. Sendo assim os jogos podem dar um maior interesse nas crianças que vivem situações precárias a ter mais vontade de estar no ambiente escolar, pois a criança nunca pode deixar de ser criança, ela tem que expressar suas emoções de acordo com sua faixa etária, ou seja, brincar.
Segundo Orso (1999, p.7) “a criança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber ganhar e perder deveria acompanhar todos sempre.”
Como visto os jogos além de deixar com que a criança se divirtaviva sua infância, ele também trabalha para que no futuro o indivíduo venha assimilar suas experiências passadas com os jogos, com as vividas em seu cotidiano,tornando assim mais fácil de ser entendida pelo sujeito a importância do ato de respeitar as regras do convívio social e cultural já que todo jogo tem uma regra.
Os jogos na sala de aula podem ser um rico recurso de aprendizagem, já que o mesmo pode ser explorado de diversas maneiras de acordo com as situações e objetivos almejados que favorecem os processos de ensino-aprendizagem e por serem prazerosos interessantes e desafiantes chama mais a atenção do aluno que ao se envolver com os demais explorara e deixa-se extrair seus valores e conhecimentos, já que o mesmo se sente mais a vontade por estar em um jogo e também por ele mesmo perceber que através do mesmo ele adquire mais conhecimento, por isso também é importante que o educador sempre esteja avaliando e mostrando para o aluno o quanto ele esta aprendendo e a importância de sempre aprender mais.
O educador também tem um papel muito importante na utilização dos jogos, pois através do contexto, reflexão critica e intervenções do mesmo que os jogos educativos vão contribuir para o desenvolvimento dos educando e a construção da aprendizagem, já que todas as atividades propostas podem levar a criança a novas descobertas, como as praticas que são usadas em seu dia-a-dia, sendo assim é importante que o educador esteja interagido com os alunos no decorrer do jogo fazendo com que os mesmos se sintam seguros para dividir suas experiências com o professor.
A criança sempre esta buscando algo novo, seu ser é curioso, vive a procura de novas descobertas, suas atitudes são inesperadas, porem as atividades com jogos só tem a favorecer no desenvolvimento já que a brincadeira é expressada naturalmente pela criança.Esta atividade pode mostrar o tamanho do conhecimento que a criança já trás consigo e visa-la, pois, uma criança bem informada e preparada terá condições de intervir e proporcionar maior desenvolvimento e ajudar o próximo a também estar interagido com as atividades.
Segundo Piaget os jogos educativos necessariamente não precisam ser desenvolvidos somente dentro do ambiente escolar, podem e devem ser realizados em qualquer lugar, já que a brincadeira acontece onde quer que a criança esteja, seja ambiente adequado ou não a criança se brinca sempre independentemente do local. Basta observamos que sempre iremos nos deparar com os mais diversos tipos de movimentos de crianças no mundo que nos cercam, sejam elas das mais diversas culturas sempre haverá um comportamento semelhante a todas. Um exemplo disso pode ser uma gincana onde os alunos façam um passeio pelas ruas da cidade e pedir para que os alunos recolham todo material reciclado encontrado, entre outras onde o aluno estará sempre interagindo com um ato educativo e ao mesmo tempo expressando seus movimentos naturais, pois, eles vão querer correr, gritar quando encontrar o desejado, etc.
Os jogos educativos não só possibilita no desenvolvimento intelectual do aluno como também coopera para a sua participação como sujeitoautônomo na sociedade já que o jogo em conjunto possibilita o desenvolvimento de diferentes culturas, expressões de sentimentos, união e discussões que levam os novos conhecimentos e o fato de relacionar-se também de um jeito direto com o professor em um ambiente de cumplicidade.


Jogos Interativos.

Jogo
Descrição. Faixa etária a que se destina. Material necessário. Regras do jogo e Formas de participação
Desenvolvimento cognitivo-socio-motor Contribuições para o âmbito educacional
Batata quente

O jogo pode ser realizado por qualquer criança e idade.
Material: Uma bola, ou algo para ser a batata quente.
 As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a brincadeira sentada de costa para o grupo sem olhar e cantando "batata-quente, quente, queimou". A criança que estiver com o objeto na mão neste momento deverá continuar cantando.
Desenvolvea atenção, a agilidade e a interação entre os alunos.
Andar de trem
O jogo pode ser realizado por qualquer criança e idade.
Material: Radio e a musica “Eu vou andar de trem” As crianças deverão andar com as mãos no ombro do amigo, em forma de trem cantando a música e realizando os gestos propostos de acordo com a música.
Contribui para o desenvolvimento da linguagem e para o desenvolvimento da expressão corporal.
Bingo de matemática
O jogo é destinado a alunos de 3° e 4° ano do ensino fundamental.
Material: Papel cartão para confecção do jogo e feijão para marcar na hora da atividade.
Montar cartelas com números inteiros e fichas com contas de adição, subtração, etc. Em seguida entregar uma cartela para cada aluno e começar o jogo. Ex: (1+1 é a igual a... e pedir que os alunos respondam anotando na cartela se tiverem o resultado correto.
Desenvolver a concentração, raciocínio lógico e a interação com a matemática.
Corre cotia
A faixa etária da criança não importa neste jogo.
Materiais: Lenço.
 As crianças sentarão em uma roda e cantarão a música "Corre cotia", uma será o comandante e outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará (na ultima frase), atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou esta deverá se sentar rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.
Desenvolver a coordenação motora e agilidade corporal.
Jogo da memória com frutas
Jogo para crianças de 1° ano do ensino fundamental.
Material: Papelão, lápis de cor.
Recortar quadrados no tamanho 15x15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas, escolhidas pelas crianças. As figuras devem ser confeccionadas em pares. Em seguida as crianças começam o jogo que pode ser duplas, um contra o outro onde eles têm que virar as cartas de ponta cabeça e tentarem encontrar os pares.
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração e a memorização.





Considerações finais.

O brincar estimula a criatividade, a imaginação, aprofunda os conhecimentos adquiridos, para a criança a compreensão da realidade de uma forma divertida, para o professor a possibilidade de extrair novas informações que ajudem no processo de aprendizagem do aluno, ou seja, os jogos educativos contribuem e abrem portas para novas formas do transmitir a educação.                
A psicologia no âmbito escolar contribui para aperfeiçoar as relações entre os professores e alunos, além dos pais, direção e as demais pessoas que integram nesses ambientes em que a criança convive.São nesses lugares que a psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que passa no contexto educacional.
A teoria de Piaget da conta de que a compreensão do desenvolvimento humano equivale à compreensão de como se dá o processo de constituição do pensamento lógico-formal, matemático. Tal processo, que é explicado segundo o pressuposto da conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer que envolvem mecanismos complexos que englobam aspectos que se entrelaçam e se complementam, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e a equilibração do organismo ao meio.





Referencias Bibliográficas.

Carrara, K (organizador). Editora Avercamp.PLT 329. “Introdução a Psicologia da Educação”
Universidade Anhanguera-Uniderp - Caderno de Atividades 3° Semestre – “Psicologia da Aprendizagem”.
BOCK, Ana; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria Editora Saraiva. PLT 207.“Psicologia”
Significados e sentido na aprendizagem escolar. Disponível em HTTPS://docs,google.com/a/aedu.com/file/d/OB_iQRJW-KpWIZDIOOTFKZWEEtMzM5MSOOYTIJLTkwNzCtOWEONTdjNzQ5YTI1/EDIT?HT=pt_BR&pli=1 Acesso no dia 24 de maio de 2012.
Artigo de Lev Vygtsky. Disponível em http://www.centrorefeducacional.com.br/vygotisky.html Acesso em 24 de maio de 2012.
Contribuições do jogo na Educação. Disponível em http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrlD=1139 Acesso em 20 de maio de 2012.
A importância do lúdico na alfabetização infantil. Disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1869  Acesso em 19 de maio.
Psicologia do desenvolvimento. Disponível em http://www.brasilescola.com/psicologia/psicologia-do-desenvolvimento.htm Acesso em 19 de maio de 2012.
O desenvolvimento humano na teoria de Jean Piaget. Disponível em http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm Acesso em 19 de maio de 2012.
Psicologia de Aprendizagem. Disponível em http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/geral/apsicologiadaaprendizagem.htm Acesso em 29 de maio de 2012.





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