Pedagogia
Projeto Multidisciplinar 1
Trabalho elaborado por: Nilza, Eliziana, Fran, Stella, Charlene e Glória do curso de Pedagogia do ano de 2012 na faculdade Anhanguera - Rio Claro - SP.
Este trabalho não poderá ser clonado!
Festa Junina
Nome do Projeto:
Festa
Junina.
Publico alvo:
Alunos
do 2° ano do ensino fundamental.
Professores responsáveis/disciplina:
Vanderli
e Edilene
Professoras
de Arte da Escola Municipal de Tempo Integral de Ipeúna.
Apresentação do projeto:
O
projeto Festa Junina foi escolhido por já fazer parte da cultura brasileira e
pelo fato da maioria das escolas realizarem o evento em um período do ano
letivo. Além de envolver a criança em diferentes temáticas, o projeto também
possibilita o individuo a conhecer e participar de atividades que serão
realizadas com o proposito de serem concretizadas com a valorização do aluno
junto com seus colegas e professores.
Serão
realizadas diferentes atividades, do inicio em pesquisas sobre o tema, produção
do material necessário até o objetivo final a “Festa Junina” que será realizada
com apresentação de danças, jogos e comidas típicas desta cultura, onde os alunos
estarão junto com a família e comunidade da cidade, pois, a festa será aberta
para o publico.
Os
alunos terão que fazer pesquisa relacionada a tudo o que envolve o tema do
projeto e discutir em sala de aula os conhecimentos prévios e os adquiridos após
as pesquisas.
Esta
proposta esta baseada na ideia de Hernandez (2000) que defende que se deve
educar para a compreensão cultura visual, que sugere que se inicie uma proposta
ou pergunta que poderá ser o fio condutor de outras. Ainda sobre a ideia deste
autor, a primeira atividade a ser realizada será mostrar um vídeo para aos
alunos da dança típica da festa junina “quadrilha” e em seguida será realizado
uma discussão sobre o que os alunos sabem sobre o tema e depois as demais
atividades. Assim os alunos transmitiram um maior interesse para conhecer e
participar de todas as etapas do projeto construindo saberes tanto dentro como
fora do ambiente escolar, já sabendo que o objetivo final do projeto será a
festa da cultura pesquisada.
Justificativa:
Este
projeto justifica-se pela realização de atividades que envolvem diferentes
temáticas alem do contato do aluno com o meio ambiente e diferentes culturas,
onde o mesmo terá a oportunidade de se desenvolver baseando-se nas necessidades
que a criança apresenta segundo a teoria de Jean Piaget, ou seja, de se sentir
aceita, ter confiança, segurança, e competência, necessidade de conhecer,
raciocinar e resolver problemas, necessidade de ser criativa, desenvolver a
coordenação motora e compartilhar experiências com outras crianças e adultos.
De
acordo com Paulo Afonso Ronco (2008), tanto na educação quanto no mundo do
trabalho a transdisciplinaridade pode ajudar educadores e lideres a rever suas
posições sobre o ser humano.
Com
base neste pressuposto este projeto ao envolver a comunidade e os familiares
também se justifica pela oportunidade de observação e aproximação dos pais de
alunos com o objetivo de extrair maiores informações para possíveis mudanças
que favorecerão o desenvolvimento do aluno e abrir espaço para um maior
entrosamento entre família e escola tirando esta distancia onde os encontros só
acontecem em reuniões planejadas.
“A
escola precisa aprender a movimentar-se em outros espaços, não fazendo da sala
de aula a única passarela em que desfila o mundo do conhecimento” Ronco (2008).
Objetivo geral
Proporcionar
o contato do aluno com diferentes manifestações culturais da cultura
brasileira, através do conhecimento sobre as festas que acontecem no mês de
Junho por todo Brasil, resgatando a cultura do nosso país.
Objetivos específicos
.
Identificar as variações existentes entre as festas em diferentes regiões;
.
Conscientizar os alunos da preservação do meio ambiente por meio de ações
educativas;
.
Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as musicas, danças, roupas e comidas
titicas de Festas Juninas;
.
Participar das pesquisas de preços para as compras da Festa Junina através de
panfletos de supermercados;
.
Ampliar sua compreensão de numero e operações matemáticas através de
situações-problema levantadas a partir da pesquisa de preços;
.
Identificar diferentes tipos textuais, trabalhando com portadores de textos
diversos, sua estrutura, leitura produção;
.
Ampliar o vocabulário dos alunos com palavras utilizadas nas diferentes regiões
do Brasil;
.
Mobilizar a comunidade escolar na preparação para a festa;
.
Trabalhar o preconceito em relação a etnias na formação de pares para a dança
da quadrilha;
.
Desenvolver a percepção visual e auditiva;
.
Desenvolver a imaginação dos alunos por meio de histórias pesquisadas por eles;
.
Desenvolver a expressão oral e corporal por meio da recitação de poesias,
músicas, cantigas e trava-linguas.
Cronograma:
O
projeto devera ser desenvolvido com inicio no mês de Maio para finalização em
Junho, com base de 30 dias sendo 2hs diárias de realização das atividades do
projeto.
Desenvolvimento/ações:
.
Apresentação de um vídeo sobre a Festa Junina;
. Roda
de conversa sobre: Por que as Festas Juninas fazem parte do nosso folclore; as
variações existentes entre as festas de uma região para a outra; a preservação
do meio ambiente; os perigos de fogos de artifício; as musicas, danças e
comidas típicas da Festa Junina e o preconceito cultural;
.
Pesquisas sobre roupas, comidas, musicas e danças típicas da Festa Junina;
.
Pesquisas sobre jogos da festa;
.
Pesquisa sobre diferentes culturas;
.
Pesquisar receitas típicas da festa;
.
Pesquisa sobre a pipoca (milho);
. Ter
contato com a estrutura dos seguintes portadores de textos\ convite, receita,
texto informativo;
.
Produção dos textos que foram pesquisados e trabalhados;
.
Visita a uma roça de milho;
.
Recolhimento de garrafas pet;
.
Visita a um local que contenha argila para recolher;
.
Arrecadação de alimentos e prendas;
.
Contagem do que arrecadou e do que falta para a festa;
.
Pesquisa de preços dos itens que serão comprados para a festa;
.
Resolução de situação-problema a cerca das compras;
.
Escolha dos pares para a Quadrilha;
.
Confecção das bandeirinhas;
.
Confecção das prendas;
.
Confecção de cartazes e convites;
.
Confecção das rosas e cartões para o correio elegante;
.
Ensaios da Quadrilha;
.
Realização da Festa Junina.
Recursos:
Para a festa:
. Som e
iluminação;
.
Barracas;
. Mesas
e cadeiras
Para a prenda:
. Milho
verde com casca;
.
Garrafa pet;
.
Palito de churrasco;
.
E.v.a;
. Juta
cru;
.
Sinzal;
.
Tesoura;
.
Argila;
. Cola
quente.
Para o correio elegante:
.
Crepom;
.
Palito de churrasco;
. Papel
cartão;
.
Canetinhas;
. Cola
branca;
.
Fitilho;
.
Tesoura;
.
Furador.
Para as bandeirinhas:
. Papel
de seda;
. Cola
branca;
.
Barbante;
.
Tesoura.
Para os jogos:
.
Piscina pequena;
. Vara
de pescar;
. Bolas
de isopor pequenas;
.
Prendas;
.
Arame;
.
Argolas;
.
Madeiras;
.
Linha.
Avaliação:
Os
alunos serão avaliados durante todo o processo de realização das atividades
propostas pelo projeto, levando em consideração o interesse e nível de
participação do mesmo.
Registros:
Projeto
Transdisciplinar: Meio Ambiente é Cultura.
Projeto
SC: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade.
Projeto
Dinossauro: Aprendendo com Projetos na Educação Infantil
Referencias bibliográficas:
Artigo sobre Fernando Hernadez.
Disponível em http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/fernando-hernandez.htm
Acesso em 30 de Maio de 2012.
Artigo sobre Pedagogia e Projetos.
Disponível em http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3
Acesso em 30 de Maio de 2012.
Entrevista sobre Transdisciplinaridade.
Disponível em http://xuxugaldino.blogspot.com.br/2008/05/transdisciplinaridade-na-revista-nova.html
Acesso em 30 de Maio de 2012.
Projeto Transdisciplinar. Disponível em http://projetosead.blogspot.com.br/2011/01/projeto-transdisciplinar-meio-ambiente.html
Acesso em 31 de Maio de 2012.
Projeto SC: Pluralidade Cultural e
Construção da Identidade. Disponível em http://www.cenedcursos.com.br/projeto-desenvolvido-no-ensino-mo.html
Acesso em 31 de Maio de 2012.
Imagem usada no sumario.
Disponível em http://imagens.us/datas/festa-junina/index.php?imagem=festa-junina%20(1).gif Acesso
em 01 de Junho de 2012.
Imagem usada no objetivo especifico do
projeto. Disponível em http://imagens.us/datas/festa-junina/index.php?imagem=festa-junina%20(14).gif Acesso
em 01 de Junho de 2012.
Projeto Dinossauro.
Disponível em http://www.tictictac.com.br/documentos/ProjetoDinossauro_Texto.pdf Acesso
em 01 de Junho de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário