quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Transdisciplinar


Pedagogia

Projeto Multidisciplinar 1



Trabalho elaborado por: Nilza, Eliziana, Fran, Stella, Charlene e Glória do curso de Pedagogia  do ano de 2012 na faculdade Anhanguera - Rio Claro - SP.
Este trabalho não poderá ser clonado!



Festa Junina




Nome do Projeto:
Festa Junina.

Publico alvo:
Alunos do 2° ano do ensino fundamental.

Professores responsáveis/disciplina:
Vanderli e Edilene
Professoras de Arte da Escola Municipal de Tempo Integral de Ipeúna.

Apresentação do projeto:
O projeto Festa Junina foi escolhido por já fazer parte da cultura brasileira e pelo fato da maioria das escolas realizarem o evento em um período do ano letivo. Além de envolver a criança em diferentes temáticas, o projeto também possibilita o individuo a conhecer e participar de atividades que serão realizadas com o proposito de serem concretizadas com a valorização do aluno junto com seus colegas e professores.
Serão realizadas diferentes atividades, do inicio em pesquisas sobre o tema, produção do material necessário até o objetivo final a “Festa Junina” que será realizada com apresentação de danças, jogos e comidas típicas desta cultura, onde os alunos estarão junto com a família e comunidade da cidade, pois, a festa será aberta para o publico.
Os alunos terão que fazer pesquisa relacionada a tudo o que envolve o tema do projeto e discutir em sala de aula os conhecimentos prévios e os adquiridos após as pesquisas.
Esta proposta esta baseada na ideia de Hernandez (2000) que defende que se deve educar para a compreensão cultura visual, que sugere que se inicie uma proposta ou pergunta que poderá ser o fio condutor de outras. Ainda sobre a ideia deste autor, a primeira atividade a ser realizada será mostrar um vídeo para aos alunos da dança típica da festa junina “quadrilha” e em seguida será realizado uma discussão sobre o que os alunos sabem sobre o tema e depois as demais atividades. Assim os alunos transmitiram um maior interesse para conhecer e participar de todas as etapas do projeto construindo saberes tanto dentro como fora do ambiente escolar, já sabendo que o objetivo final do projeto será a festa da cultura pesquisada.

Justificativa:
Este projeto justifica-se pela realização de atividades que envolvem diferentes temáticas alem do contato do aluno com o meio ambiente e diferentes culturas, onde o mesmo terá a oportunidade de se desenvolver baseando-se nas necessidades que a criança apresenta segundo a teoria de Jean Piaget, ou seja, de se sentir aceita, ter confiança, segurança, e competência, necessidade de conhecer, raciocinar e resolver problemas, necessidade de ser criativa, desenvolver a coordenação motora e compartilhar experiências com outras crianças e adultos.
De acordo com Paulo Afonso Ronco (2008), tanto na educação quanto no mundo do trabalho a transdisciplinaridade pode ajudar educadores e lideres a rever suas posições sobre o ser humano.
Com base neste pressuposto este projeto ao envolver a comunidade e os familiares também se justifica pela oportunidade de observação e aproximação dos pais de alunos com o objetivo de extrair maiores informações para possíveis mudanças que favorecerão o desenvolvimento do aluno e abrir espaço para um maior entrosamento entre família e escola tirando esta distancia onde os encontros só acontecem em reuniões planejadas.
“A escola precisa aprender a movimentar-se em outros espaços, não fazendo da sala de aula a única passarela em que desfila o mundo do conhecimento” Ronco (2008).

Objetivo geral
Proporcionar o contato do aluno com diferentes manifestações culturais da cultura brasileira, através do conhecimento sobre as festas que acontecem no mês de Junho por todo Brasil, resgatando a cultura do nosso país.

Objetivos específicos
. Identificar as variações existentes entre as festas em diferentes regiões;
. Conscientizar os alunos da preservação do meio ambiente por meio de ações educativas;
. Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as musicas, danças, roupas e comidas titicas de Festas Juninas;
. Participar das pesquisas de preços para as compras da Festa Junina através de panfletos de supermercados;
. Ampliar sua compreensão de numero e operações matemáticas através de situações-problema levantadas a partir da pesquisa de preços;
. Identificar diferentes tipos textuais, trabalhando com portadores de textos diversos, sua estrutura, leitura produção;
. Ampliar o vocabulário dos alunos com palavras utilizadas nas diferentes regiões do Brasil;
. Mobilizar a comunidade escolar na preparação para a festa;
. Trabalhar o preconceito em relação a etnias na formação de pares para a dança da quadrilha;
. Desenvolver a percepção visual e auditiva;
. Desenvolver a imaginação dos alunos por meio de histórias pesquisadas por eles;
. Desenvolver a expressão oral e corporal por meio da recitação de poesias, músicas, cantigas e trava-linguas.

Cronograma:
O projeto devera ser desenvolvido com inicio no mês de Maio para finalização em Junho, com base de 30 dias sendo 2hs diárias de realização das atividades do projeto.

Desenvolvimento/ações:
. Apresentação de um vídeo sobre a Festa Junina;
. Roda de conversa sobre: Por que as Festas Juninas fazem parte do nosso folclore; as variações existentes entre as festas de uma região para a outra; a preservação do meio ambiente; os perigos de fogos de artifício; as musicas, danças e comidas típicas da Festa Junina e o preconceito cultural;
. Pesquisas sobre roupas, comidas, musicas e danças típicas da Festa Junina;
. Pesquisas sobre jogos da festa;
. Pesquisa sobre diferentes culturas;
. Pesquisar receitas típicas da festa;
. Pesquisa sobre a pipoca (milho);
. Ter contato com a estrutura dos seguintes portadores de textos\ convite, receita, texto informativo;
. Produção dos textos que foram pesquisados e trabalhados;
. Visita a uma roça de milho;
. Recolhimento de garrafas pet;
. Visita a um local que contenha argila para recolher;
. Arrecadação de alimentos e prendas;
. Contagem do que arrecadou e do que falta para a festa;
. Pesquisa de preços dos itens que serão comprados para a festa;
. Resolução de situação-problema a cerca das compras;
. Escolha dos pares para a Quadrilha;
. Confecção das bandeirinhas;
. Confecção das prendas;
. Confecção de cartazes e convites;
. Confecção das rosas e cartões para o correio elegante;
. Ensaios da Quadrilha;
. Realização da Festa Junina.

Recursos:
Para a festa:
. Som e iluminação;
. Barracas;
. Mesas e cadeiras
Para a prenda:
. Milho verde com casca;
. Garrafa pet;
. Palito de churrasco;
. E.v.a;
. Juta cru;
. Sinzal;
. Tesoura;
. Argila;
. Cola quente.
Para o correio elegante:
. Crepom;
. Palito de churrasco;
. Papel cartão;
. Canetinhas;
. Cola branca;
. Fitilho;
. Tesoura;
. Furador.
Para as bandeirinhas:
. Papel de seda;
. Cola branca;
. Barbante;
. Tesoura.
Para os jogos:
. Piscina pequena;
. Vara de pescar;
. Bolas de isopor pequenas;
. Prendas;
. Arame;
. Argolas;
. Madeiras;
. Linha.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados durante todo o processo de realização das atividades propostas pelo projeto, levando em consideração o interesse e nível de participação do mesmo.

Registros:
Projeto Transdisciplinar: Meio Ambiente é Cultura.
Projeto SC: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade.
Projeto Dinossauro: Aprendendo com Projetos na Educação Infantil

Referencias bibliográficas:
Artigo sobre Fernando Hernadez. Disponível em http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/fernando-hernandez.htm Acesso em 30 de Maio de 2012.
Artigo sobre Pedagogia e Projetos. Disponível em http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=3 Acesso em 30 de Maio de 2012.
Entrevista sobre Transdisciplinaridade. Disponível em http://xuxugaldino.blogspot.com.br/2008/05/transdisciplinaridade-na-revista-nova.html Acesso em 30 de Maio de 2012.
Projeto Transdisciplinar.  Disponível em http://projetosead.blogspot.com.br/2011/01/projeto-transdisciplinar-meio-ambiente.html Acesso em 31 de Maio de 2012.
Projeto SC: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade. Disponível em http://www.cenedcursos.com.br/projeto-desenvolvido-no-ensino-mo.html Acesso em 31 de Maio de 2012.
Imagem usada no sumario. Disponível em http://imagens.us/datas/festa-junina/index.php?imagem=festa-junina%20(1).gif Acesso em 01 de Junho de 2012.
Imagem usada no objetivo especifico do projeto. Disponível em http://imagens.us/datas/festa-junina/index.php?imagem=festa-junina%20(14).gif Acesso em 01 de Junho de 2012.
Projeto Dinossauro. Disponível em http://www.tictictac.com.br/documentos/ProjetoDinossauro_Texto.pdf Acesso em 01 de Junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário